Segunda-Feira, 11 de Maio de 2015 - Hora:19:31

Turismo: Nica Preta - Cachaça Artesanal

Produtor da cachaça artesanal Nica Preta desde 1966

Fundado em 1966, por Luiz Ribeiro Rocha, o Engenho foi a concretização de um sonho acalentado durante muitos anos.

Luiz Ribeiro Rocha chegou em Itupeva por volta de 1954, procurava terras adequadas para o plantio de cana-de-açúcar e fabricação de cachaça, e encontrou , num lugar como Nica Preta, a terra ideal.

Tudo estava por fazer,não havia qualquer construção ou benfeitoria na propriedade recém adquirida. Passou pela cultura da uva de produção de leite até conseguir iniciar o plantio da cana e a construção do engenho, que logo ficou conhecido como Engenho da Nica Preta.

Horario de funcionamento:
De quarta a sábado das 8:30 as 17:30hs
Domingos e feriados das 8:30 as 14:00hs

Endereço:
Fazenda Itapoã, Bairro Monte Serrat - Itupeva-SP


Fone: 11 4591-1103


É que existe uma lenda sobre um tesouro e uma antiga moradora do local a "Nica Preta". Os proprietarios do Engenho costumam dizer que o tesouro é a maravilhosa terra deixada por ela. Quando lá se plantou uva, dizia-se que mais parecia um favo de mel e a cana ali plantada é de excelente qualidade proporcionando a producão de uma aguardente de sabor  e buquê inigualaveis.

Foto Herikson Almeida  Foto Herikson Almeida

A Lenda:

Nica Preta, escrava liberta, oferecia albergue e alimentação, em sua pequena pousada, aos tropeiros e viajantes que por ali passavam.

A velha escrava despertou a imaginação dos moradores da região, que a supunham envolta por uma aura de mistério e superstições.

Dizia-se que ocultava um tesouro que lhe fora confiado pelos padres jesuítas. Conta a lenda que antes de morrer, a pobre mulher, fiel à promessa feita aos padres, enterrou o tesouro, antes que outros dele se apossassem.

Até hoje ninguém encontrou algo que confirmasse a história do tesouro, mas sente-se no ar a presença de uma lenda que habita ainda hoje o engenho.

Foto Herikson Almeida  Foto Herikson Almeida

Se você aprecia uma cachaça de boa qualidade, não pode ficar sem conhecer o Engenho da Nica Preta.
La você poderá degustar cachaças brancas e amarelas envelhecidas de 5 até 20 anos, licores caseiros, geléias, melado e conhecer o Empório da Nica, que tem artezanato, presentes, vinhos e muito mais além de aproveitar para apreciar a beleza do local.

Foto Herikson Almeida  Foto Herikson Almeida

A Cachaça:

Pode ser chamada de aguardente, caninha, marvada, canjibrina e uma infinidade de outros apelidos que correm pelo território nacional. Durante muito tempo a nossa cachaça foi vítima de preconceito, considerada uma bebida de segunda linha, sem qualidade. Aos poucos, sorrateiramente, despontava dentro e fora do Brasil como uma bebida de excelente qualidade, conquistando conhecedores, abrindo espaço nas mesas mais exigentes. E hoje, uma cachaça de qualidade, fabricada artesanalmente, nova ou envelhecida, é apreciada no mundo inteiro. Entre as mais apreciadas, está a nossa Nica Preta, por sua qualidade excepcional, fabricada sob um rigoroso controle de qualidade, sem aditivos químicos, conservando assim, elevado nível de pureza.

Foto Herikson ALmeida  Foto Herikson ALmeida


Como chegar:

Enquetes
Fale conosco
Itupeva - Sp - Brasil
Contato comercial: Herikson Almeida
Telefone 11 9.9674-9857 - 11 9.4866-5716
Email: contato@gazetadeitupeva.com.br
Contato redação:
Email: redacao@gazetadeitupeva.com.br
Formulário de Contato
Copyright © 2024. Portal de Notícias Gazeta de Itupeva.
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvedor Web